quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pão de mel


Chocolate, chocolate, chocolate... quem não gosta de chocolate? 

Eu adoro, mas vamos combinar que tanto as grandes indústrias quanto as chocolatarias estão nos devendo na qualidade. O chocolate que se vende por aí está cada vez mais doce e com mais gordura hidrogenada. E o pior é o preço absurdo que pagamos!
 
Então nessa Páscoa resolvi fazer uns quitutes para presentear meus amigos e família. Achei uma receita super prática de pão de mel (post original aqui) no blog Cozinha do Quintal e o resultado foi tão bom que repeti a dose e ofereci como lembrança do meu aniversário. Eu fiz assim:

Dissolvi 4 colheres de chá de bicarbonato em 2 xícaras de chá de leite. Em seguida acrescentei 2 ovos, 1 xícara de chá de mel (pode substituir por glucose, mas eu não consigo fazer sem mel!) e 4 colheres de sopa de margarina derretida. Depois de misturar bem, acrescentei os ingredientes sólidos nessa ordem: 1 xícara de açúcar mascavo, 2 colheres de chá de cravo em pó (tive que fazer um esforço para não tirar o cravo da receita, pois detesto de sentir o gosto forte de cravo na comida), 6 colheres de chá de canela em pó (sempre ponho mais canela nas minhas receitas) e 4 xícaras de chá farinha de trigo peneirada com 2 colheres de café de fermento em pó e 1 xícara de chá de cacau em pó.

DICA: O açúcar mascavo, em geral, é bastante granuloso o que pode dificultar na sua incorporação homogênea na massa. Então, ao acrescentá-lo a massa antes dos ouros ingredientes sólidos, fica possível de observar melhor se está com pelotas ou não. Como a receita é bem simples, não é necessário o uso de batedeira, mas você pode usá-la acabar essas pelotas de açúcar.


Transferi a massa para uma forma de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada e assou a 180°C em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos (massa seca ao teste do palito).
Depois de assada, deixei a massa descansar por um dia na mesma forma.



No dia seguinte montei o pão de mel conforme as orientações desse post. Usei 1kg de cobertura de chocolate fracionado e 400g de cobertura de chocolate meio amargo.

Acontece que quando fiz para a Páscoa ainda não tinha forminhas de acetato. Pensei em usar forminhas de gelo, mas as daqui de casa não são retas e não consegui comprar as retas em nenhum lugar (impressionante como essas coisas desaparecem quando mais precisamos). Aí eu improvisei e fim em copinhos de café (com listras verticais). Assumo que não ficou a coisa mais linha do mundo, mas no fim das contas não ficou tão feio (parecia até uns sinos não muito delicados). Já para o meu aniversário, tive tempo de procurar a forminha, contei com a ajuda da minha irmã para montá-los e eles ficaram assim:

PS: Essa receita que eu descrevi está dobrada em relação a original pois achei que não ia render muito. Engano meu! Rendeu tanto que sobrou muita massa. Para não desperdiçar fiz um pãozão de mel:

Cobri o fundo de um refratário com fatias de pão de mel, adicionei uma camada de doce de leite e cobri com mais uma camada de pão de mel. Para finalizar joguei o chocolate derretido por cima. Guardei na geladeira já que não seria consumido na hora. Quando servi, coloquei no microondas por 30 segundos para derreter o chocolate que endureceu (obvio!) e iria quebrar se cortasse direto.
O pãozão de mel quentinho ficou ótimo com uma bola de sorvete de creme -pena que esqueci de tirar uma foto.

6 comentários:

  1. Ficou muito gostoso deu vontade de comer varios,mais!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns , que seu blog alcance muitas pessoas que se interessem por assuntos variados e com receitas testadas para que todos possam fazer e experimentar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindos!
    Gostei da dica do Cozinha no quintal, não conhecia.
    Beijinhos e espero a próxima receita!

    ResponderExcluir
  4. Gente pode fazer que fica um show. O pao-de-mel-copinho-de-plastico, na verdade, ficou maravilhoso!!!! Quando mordemos o copinho a surpresa era o pao de mel. Ficou Otimo. Podem fazer que vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muto do seu blog e logico que adorei a receita do pao de mel, afinal eu comi e sei que é muito gostoso. Estou esperando mais receitas, heim!!!

    ResponderExcluir

Diz aí o que você achou...